Fountain Hills recebe a designação de 'céu escuro' por limitações de iluminação


Quando Ted Blank está sentado em seu quintal em Fountain Hills, ele usa seu próprio observatório para ver o céu noturno. Os céus estão escuros aqui, as estrelas são brilhantes e as montanhas McDowell protegem a cidade do brilho artificial das luzes de Phoenix.
Isso é parte do motivo pelo qual Blank e sua esposa se mudaram para cá. O passeio pelas cidades em potencial terminou quando eles visitaram Fountain Hills.
"Estava preso. Temos mais cinco cidades em nossa lista, mas isso funcionará ”, disse Blank, cofundador do Clube de Astronomia de Fountain Hills.
Fountain Hills é a quarta comunidade no Arizona e apenas a 18ª no mundo a receber a designação de "céu escuro" da International Dark Sky Association, sediada em Tucson. Ele define comunidades do céu escuro como aquelas dedicadas a preservar o céu noturno por meio de ordenanças de iluminação, além de fornecer educação e apoio comunitário.
"O que eu descobri ao longo dos anos é que todo mundo ainda carrega em algum lugar dentro deles sua curiosidade infantil original sobre o céu noturno", disse Blank. “Queremos oferecer a eles a oportunidade de deixar que a curiosidade os leve a se familiarizar com as estrelas, planetas e constelações.
"O céu noturno faz parte de nossa casa na Terra e o chão sob nossos pés."
A associação do céu escuro diz que as comunidades são selecionadas após um rigoroso processo de inscrição, no qual devem demonstrar apoio da comunidade à designação do céu escuro.
"Parece haver um grande apoio entre toda a comunidade", disse Joe Bill, co-presidente da Associação Dark Sky de Fountain Hills. “Apresentamos a praticamente todos os clubes e organizações da cidade. Todos eles foram muito solidários. Isso foi bem-sucedido por causa disso, por causa do apoio unânime de nosso conselho da cidade. Isso tem sido crítico. ”
Em 2016, a Fountain Hills adotou uma portaria de iluminação externa que exige que as luzes sejam blindadas para que elas brilhem apenas onde a luz é necessária. As lâmpadas foram alteradas de azul para laranja, para evitar a poluição luminosa. A cidade investiu cerca de US $ 23.000 para atualizar as luzes LED dentro da cidade.
Os residentes de Fountain Hills podem ver a Via Láctea quase todas as noites, embora quase 80% das pessoas que vivem na América do Norte não possam fazer o mesmo, de acordo com um estudo publicado na Science Advances.
Para celebrar o céu noturno, o Fountain Hills Astronomy Club, juntamente com a Fountain Hills Library, realizam "festas com estrelas" para o público nos últimos três anos.
"Podemos chegar de 25 a 250 visitantes, dependendo da temperatura e do que está na TV em qualquer quarta-feira à noite", disse Blank. "Todos são bem-vindos, e incentivamos as pessoas que têm telescópios a trazê-las para compartilhar as opiniões com o público".
Com a designação do céu escuro, disse Blank, pode ser um bom momento para considerar um observatório em Fountain Hills.
"Em nossas folhas de inscrição para a lista de e-mails do Astronomy Club, tenho uma caixa de seleção intitulada 'Gostaria de ver um observatório público em Fountain Hills'", disse Blank. "Nos últimos três anos, 580 pessoas se inscreveram na lista de discussão e 85% delas escreveram 'Sim' ou marcaram essa caixa".

Sem comentários:

Enviar um comentário