Estratégias de design de produto para um futuro sustentável


NOTÍCIAS DE NEGÓCIOS | 24 de novembro de 2017 | 
A mudança climática está na mente de todos.   E deveria ser. Afinal, este é o único planeta que temos.   Manter a Terra saudável afeta a todos.
Mas, mesmo que você não esteja convencido de que a mudança climática seja um problema real, ainda há muitas razões para priorizar um futuro mais verde e sustentável. Um  estudo de 2017  da Lancet, revisado por pares, revelou que a poluição continua sendo uma grande preocupação global de saúde.
Segundo o estudo, a poluição foi responsável por aproximadamente 9 milhões de mortes prematuras em 2015. Isso faz da poluição a “maior causa ambiental de doença e morte no mundo hoje”.
A boa notícia é que as empresas e designers de produtos estão em uma posição privilegiada para causar um impacto realmente positivo.   As empresas que projetam produtos e designers de produtos podem proteger nosso planeta - e a saúde das pessoas - por meio de opções de design sustentável.
Mas, o que  é  design sustentável?
A Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento  define design ou desenvolvimento sustentável como:
... desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades.
Ao criar novos produtos, as empresas e os designers de produtos podem defender e projetar o uso de materiais ecológicos. Eles podem projetar produtos que minimizam o desperdício e o consumo de energia.
Todos podemos concordar que vender produtos é ótimo, mas projetar e vender produtos que   dão suporte à saúde global em vez de prejudicá-la é ainda melhor. Desafie-se a projetar um amanhã melhor com essas estratégias comprovadas de design de produtos verdes para um futuro mais sustentável.

Design para ciclo de vida aprimorado do produto

Uma das maneiras mais eficazes de projetar produtos mais ecológicos é pensar além do próprio produto e otimizar todo o “ciclo de vida” do produto. Todo e qualquer produto passa por um ciclo de vida de pelo menos quatro estágios:
• Fabricação
Transporte
• Usar
• Disposição
Cada uma dessas etapas oferece oportunidades para criar ou minimizar o desperdício, consumir ou economizar energia.
Portanto, inicie seu processo de design dando um passo atrás para refletir sobre o ciclo de vida do seu produto. Encontre as fases do ciclo de vida com os maiores impactos negativos e concentre-se em melhorar as do processo de design.

Aqui estão algumas perguntas a serem consideradas ao examinar o ciclo de vida de um produto:

Quanta energia é necessária para…
• adquirir as matérias-primas?
• montar o produto?
• transportar o produto para locais de varejo ou enviá-lo para as casas dos consumidores?
• Quanta energia o produto consome?
• Quanto desperdício o processo de fabricação produz?
• O produto será reciclado ou reaproveitado no final de sua vida útil?
• O produto biodegradará rapidamente?
Depois de saber as respostas para essas perguntas, você pode começar a identificar os maiores pontos negativos da sustentabilidade.
O design do produto “verde” não significa apenas evitar produtos químicos tóxicos e optar por construir a partir de materiais reciclados. A fabricação, transporte e operação do produto também afetam a sustentabilidade do produto.
Encontre soluções de design que diminuirão as instâncias mais altas de gasto e desperdício de energia durante a vida útil do produto. Então, pergunte a si mesmo o que acontecerá com o produto quando essa vida terminar.

Considere estas opções para manter seu produto fora dos aterros sanitários:

Do berço ao berço
Planos de pensamento do berço ao berço à frente para a próxima vida do seu produto.
Planeje reciclar seu produto em algo totalmente novo. Ou remova e recoloque os componentes para uso em um novo dispositivo. Ou até transformá-lo em combustível para produzir outra coisa. Como designer de produto, a escolha é sua e, embora seja necessário algum planejamento e reflexão, muitas empresas e designers executaram com sucesso estratégias do começo ao fim.
E não se esqueça do design de embalagem sustentável  Afinal, quando o produto é retirado da caixa de embalagem, a embalagem geralmente é jogada fora.
Design para desmontagem
Colocar projeto para desmontagem significa que você projeta com a intenção de facilitar o acesso aos componentes que serão usados ​​posteriormente em outro local. É uma estratégia que apóia o pensamento do berço ao berço.
Se for muito difícil desmontar o produto, talvez ele nunca viva a segunda ou a terceira vida que você sonhou em seu planejamento do berço ao berço.
Escolha materiais ecológicos
A maneira mais óbvia de projetar um produto mais sustentável e ecológico é escolher materiais "verdes".
Seu primeiro critério para verificar ao escolher os materiais do produto é como ele funcionará na função que você escolheu para ele?
Procure materiais que sejam:
Não tóxico.  Eu não gosto de ser envenenado - você gosta de ser envenenado? Disse o suficiente.
Abundante.  Os materiais que existem em grandes quantidades são uma escolha melhor, mais sustentável e acessível. Evite materiais raros ou corre o risco de esgotar completamente um recurso do nosso planeta. E, à medida que um material se torna mais escasso, o preço tende a disparar.
Reproduzido facilmente.  Os materiais que podem ser facilmente reproduzidos são, por definição, sustentáveis. Pense na madeira (que pode ser cultivada, colhida e recuperada) em oposição ao carvão (um recurso finito) que inevitavelmente acabará.
Rapidamente  renovável.  Os materiais rapidamente renováveis ​​não são apenas reproduzíveis, mas também rápidos, como bambu, algodão, borracha natural e cortiça.
Baixo desperdício.  Escolha materiais que produzam menos desperdício.   Por exemplo, são necessários  85 libras  de material para criar 1 libra de alumínio virgem, mas apenas 7 libras de material para criar 1 libra de aço virgem.
Reciclado, Reciclável ou Biodegradável.   Você criará menos desperdício e economizará energia (que seria gasta criando novos materiais virgens) usando materiais reciclados.

Faça escolhas que reduzam o consumo

O coração da sustentabilidade é evitar o uso de mais recursos do que podemos reabastecer em um período útil de tempo. Uma das maneiras mais fáceis para um designer de produto fazer escolhas mais sustentáveis ​​é reduzindo a quantidade de materiais ou energia que entrará em um produto em primeiro lugar.
Aqui estão algumas estratégias para minimizar o consumo de recursos do seu próximo produto:
Priorizar a eficiência energética 
Diz-se que os materiais que requerem menos energia para produzir, transportar, operar e descartar possuem baixa energia incorporada. Você pode projetar produtos com uma pegada de carbono menor usando materiais com baixa energia incorporada .

Sem comentários:

Enviar um comentário