MILIONÁRIO CONHECE BILIONÁRIO


A visão de Robert
Chicago, 6 de novembro de 2005
Primeiras horas de uma tarde de domingo. Dezenas de milhares de
pessoas estão assistindo a uma grande exposição de imóveis organizada pelo
Learning Annex, em Chicago. O hall de convenções está repleto de displays
de imóveis de alto custo e oportunidades de investimento. Nas salas menores,
instrutores compartilham seu conhecimento e sensatez sobre como os
participantes podem construir sua própria fortuna pessoal. No espaçoso salão
reina um burburinho contagiante. As pessoas estão empolgadas com o que
estão aprendendoe como isso poderá modificar sua vida financeira.
Nos bastidores, na grande sala onde as equipes de produção estão
trabalhando, a empolgação é diferente. O ambiente é tranquilo e, ao mesmo
tempo, eletrizante. Uma longa limusine preta se aproxima, e as pessoas
começam a murmurar: “Ele chegou! Donald Trump chegou!”
Estou parado ao lado de minha sócia e coautora, Sharon Lechter, no
salão verde, local em que os principais palestrantes esperam antes de se
apresentar; por isso, não vejo a chegada da limusine. Mas, ao ver dois
policiais atravessarem a porta do salão verde, fico sabendo que Donald
Trump está chegando. Apresso-me para abrir caminho para ele e sua
comitiva.
Parado na entrada do salão verde, vejo uma figura alta e imponente
descendo da limusine. Só poderia ser Donald Trump, aquela silhueta
conhecida dos milhões de telespectadores no mundo todo que assistem a O
Aprendiz. Aqueles que, como eu, têm a sorte de portar as devidas credenciais
espontaneamente formam duas fileiras.
Quase em fila, Donald Trump e sua comitiva caminham entre as duas
fileiras de admiradores, sorrindo e saudando-os. É uma forma de
cumprimento reservada à realeza ou a chefes de Estado. Se estivéssemos em
Hollywood, ele estaria pisando em um tapete vermelho.
Bill Zanker, fundador e CEO do Learning Annex, cumprimenta Donald,
acompanha-o ao salão verde e fecha a porta.

“Meu Deus!”, exclama uma jovem. “Ele é mais carismático ainda
pessoalmente!”
“É incrível como é alto!”, observa outra jovem. “Você viu o cabelo?”,
comenta outra. A maioria dos homens do grupo permanece em silêncio.
De repente, a porta do salão verde se abre. Os mais altos podem ver que
Donald está conversando com os repórteres. Bill Zanker sai e caminha em
minha direção.
“Você está pronto para apresentar Donald?”, pergunta Bill. “Robert
Kiyosaki, do Pai Rico, apresentando Donald Trump. A multidão adora isso!”
Donald Trump deixa o salão verde e caminha em nossa direção. Após
trocar algumas palavras com Bill em voz baixa, Donald vira-se para mim e
diz: “Olá, de novo. É você quem vai me apresentar?” Balanço a cabeça,
concordando.
“Ótimo, vejo que você ainda permanece na lista dos best-sellers do The
New York Times”, diz Donald. “Isso é excelente.” A seguir, abaixa um pouco
o tom de voz e acrescenta: “Quero conversar com você. Pode ser agora?”
“É claro”, respondo.
“Você é o autor número um de livros sobre finanças pessoais, e eu sou o
autor número um de livros sobre negócios. Deveríamos escrever um livro
juntos. Que tal?”
Surpreso pela sugestão, fiquei sem fala.
“É uma grande ideia!”, diz Bill Zanker, tentando preencher o vazio
causado por meu silêncio. “Com certeza será um best-seller!”
Por fim, eu me recupero e respondo, sem muita segurança: “Ótima ideia.
Vamos, sim.”
Sabendo que Donald não costuma trocar apertos de mão, arrisco-me a
estender a minha para confirmar se ele está falando sério. Ele está, e
apertamos as mãos. Donald vira-se para Keith, seu imponente segurança, e
diz: “Dê meu cartão a Robert.”
Keith, o segurança de quase dois metros de altura, deixa de ser uma
figura intimidadora; sorri, abre um estojo dourado e me estende um dos
cartões pessoais de Donald Trump. “Ligue para mim da próxima vez em que
estiver em Nova York, e começaremos a conversar sobre o livro”, diz
Donald. “Vou apresentá-lo a Meredith. Ela nos ajudará no projeto.”
Naquele momento, apresento Donald a Sharon e, uma vez mais,
trocamos um aperto de mãos.
É hora do show, portanto caminho em direção ao palco do anfiteatro,

onde mais de 24 mil fãs que ocupam o salão principal e as salas adjacentes
estão à espera de Donald Trump. Assim que termino minha breve introdução,
a canção-tema de O Aprendiz começa a ser ouvida, milhares de balões
dourados desprendem-se do teto e calorosos aplausos irrompem entre a
multidão quando Donald Trump surge no palco.

Sem comentários:

Enviar um comentário